quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Escrever em blog


Gente, apesar de já ter dois anos e meio escrevendo em blogs, ainda sinto dificuldades para mantê-lo atualizado e com assuntos que interessem a vocês e não somente a mim.

Neste sentido, resolvi “estudar”, aliás, é sem aspas mesmo, o conceito de blog e de uma forma jornalística (o foco principal deste espaço) correta de se fazer tudo isso.

Escrever sobre esporte, política, mídia ou desenvolvimento social é escrever assuntos de meu interesse, no máximo, de um número restrito de amigos e contatos que tenho e são ligados a estes temas.

Sinto que os textos e discussões aqui publicados precisam ter um interesse público (e não DO público), mas não adianta eu escrever sobre o que todo mundo vê por aí, como por exemplo, Aquecimento Global, Crise Mundial ou mesmo o Campeonato Paulista ou Brasileiro de futebol.

Está cheio de profissionais habilitadíssimos e reconhecidos para comentar cada um desses assuntos, e ser mais um na blogosfera é não passar da mediocridade jornalística na web.

Fazer jornalismo pela internet é monstruosamente fácil e barato, com o acesso à rede mundial de computadores e uma busca no famoso Google, qualquer um está diante de um leque gigantesco de assuntos para se abordar. Escolher o tema e ir ao site de blogs gratuitos , dar cinco cliques e um nome que se diferencie dos demais e está aberto mais um ciberespaço para a publicação de textos, fotos e vídeos.

Assim, não é preciso frequentar quatro anos de faculdade, muitos trabalhos e o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso para se fazer jornalismo na web.

Minha eterna pergunta é como ser diferente, original, profissional, global e atingir o desejo público que não está somente na minha cidade, no meu estado e nem mesmo no Brasil, mas sim em todo o planeta? É complicado.

Eu decidir que vou escrever sobre só sobre assuntos da minha cidade é ignorar a realidade da blogosfera, mas se eu escrever sobre assuntos mais amplos, vou ter que pesquisar no Google, ou seja, já está na internet para ser lido por todos os internautas. Até mesmo o assunto deste desabafo partiu de uma busca que fiz na gigante da internet para saber como fazer jornalismo em um blog.

Sei que não é assim, com este post, que vou resolver o meu dilema, ainda preciso aprender muito sobre a web, o jornalismo e a junção de ambos, mas isso já estava me incomodando demais e decidi compartilhar com vocês isso

É, o post ficou longo, mas já adianto, não escrevi quase nada do que penso a respeito de como trabalhar na internet, outro dia tem mais.

0 Cornetadas:

Postar um comentário | Feed



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License