terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lula muda a Língua Portuguesa no Brasil

Vocês viram o que aconteceu ontem?

O Brasil assinou o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que padroniza a linguagem culta de nosso idioma, são eles: Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

O curioso foi quem assinou o decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aquele que teve seu primeiro diploma quando foi eleito em 2002.

Será que ele resolveu fazer isso porque não sabia usar as regras antigas de maneira correta? Afinal, as novas regras acabaram com o trema, a não ser em caso de palavras estrageiras e limitaram o uso dos acentos agudo e circunflexo...

As mudanças começam a valer em 2009 aqui no Brasil e 2014 em Portugal.

Nota: Somente 0,5% das palavras no Brasil serão alteradas, já em Portuagal, a reforma atinge 4,5% das palavras, pois o português brasileiro (pt-br) já é reconhecido como bem diferente ao dos patrícios do outro lado do oceano.

O evento aconteceu na ABL (Academia Brasileira de Letras) em cerimônia que lembrou os 100 anos da morte de seu fundador, Machado de Assis.

Vamos voltar para a primeira série!!!

2 Cornetadas:

Laurence Esgalha disse...

Será que foi o homem mesmo que quis mudar tudo?
Bom... houveram mudanças que realmente foram desnecessárias. Tem muito nego "inconseqüente". rs...

Abraços!
Parabéns pelo blog! Tenho acompanhado sempre!

Laurence Esgalha

Else Angélica disse...

Pelo o que entendi da matéria do portal do IG, isso aí é puro lance comercial!!! Querem padronizar para vender mais livros, revistas, jornais...Para variar, é uma medida que beneficia empresas e editoras e complica a vida do povo! Se vamos ter que voltar para a primeira série, não sei. Só sei que será difícil escrever assembleia ao invés de assembléia. Puxa...Passei anos estudando as benditas regras de ditongo crescente, e agora será que vamos pronunciar gratuito assim (GRATUÌÌÌTO)???

Postar um comentário | Feed



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License