sexta-feira, 4 de julho de 2008

O poder da internet

Como puderam perceber, o Reflexão sobre rodas não teve atualização nos últimos dois dias. Anteontem, foi por pura falta de tempo e até mesmo por falta de assunto. Mas ontem, a culpa foi da internet, ou melhor, da Telefônica.

Todos viram nos jornais que houve uma pane nos equipamento do serviço de comunicação e transmissão de dados da operadora de telefonia do Estado de São Paulo e afetou 407 cidades. Não só os usuários do sistema de banda larga (Speedy), mas também aqueles que utilizam o discador oferecido pela empresa, o itelefônica, como é o caso deste que escreve.

Milhões de pessoas, serviços do Estado e de inúmeras empresas privadas ficaram sem acesso à internet, o que causou diversos danos aos usuários, principalmente as empresas que têm a transmissão de dados pela rede mundial de computadores, como serviço essencial.

De acordo com números divulgados nos jornais, um a cada quatro usuários de internet banda larga no país é cliente da operadora e a maioria foi afetada pelo problema.

Em entrevista coletiva ontem à noite, o presidente da Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valenti, informou que a pane aconteceu no sistema dedicado às empresas e que se algum usuário residencial foi prejudicado deve ser porque o provedor utiliza algum serviço da Telefônica. (O que vai ao encontro do escrito no primeiro parágrafo).

Para os órgãos de defesa do consumidor, a empresa prestadora de serviço tem a obrigação de indenizar os usuários por danos morais e materiais, além de descontar na mensalidade o período em que sistema ficou indisponível.

Calcular os prejuízos é praticamente impossível, tanto para a Telefônica, como para quem usa.

Este episódio mostra como o mundo está dependente da agilidade da internet, agora é tudo feito por ela e qualquer defeito em um grande servidor, o país vira de pernas para o ar, o que fazer se caso isso acontecer novamente?

2 Cornetadas:

Rodrigo Almeida disse...

Vivemos em uma sociedade onde a internet é considerada por muitos como uma coisa essencial, inclusive por mim, que navego muito por ela...hehehe...Não utilizo a internet oferecida pela Telefônica, mas ela deve tomar cuidado para que esta pane não aconteça novamente, até porque praticamente todos os serviços públicos do estado de São Paulo a utilizam. Mas todos nós estamos sujeitos à panes na internet. É a Revolução Tecnológica que está ocorrendo ao nosso redor.
Luís, gostaria de te convidar para acessar o meu blog (www.rodasantenadas.zip.net) e comentar o mais recente post, ok? Abraço.

João Paulo Sardinha disse...

Fala aí, Luis.
Td bem?
Parabéns pelo blog.
Li alguns texto e achei sensacional.
Grande abraço.
João Paulo Sardinha.

Postar um comentário | Feed



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License