segunda-feira, 24 de março de 2008

O poder poítico do Esporte

Eu não era nem projeto de ser humano quando os ditadores brasileiros usaram a comquista brasileileira ddo tricampeonato de futebol no México. Mas pelo que li e já me contaram foi extremamente utilizado por eles como cartaz político para seus ideais.

Nem mesmo meu pai havia nascido quando Hitler quis provar a soberania da "raça ariana" perante ao mundo, nas Olimpíadas de Berlin em 1936. Quando um negro norte-americano (Jasse Owens) conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo. Hitler não teve coragem de permanecer na arena para entregar a premiação do norte-americano negro.

Segundo os tibetanos, o governo ditatorial chinês está usando as Olimpíadas de Pequim, em agosto, para impor seu poder. Tudo bem, não concordo com nenhum tipo de ditadura, mas é comum eventos esportivos de grandes proporções serem usados como demonstração de poder pelos governantes, principalmente o ditatoriais.

Dalai Lama prega a paz e não consigo entender porque os tibetanos estão fazendo guerra armada para combater o sitema político Chinês.

1 Comentário:

Fredy Andrade disse...

Grande Daniel,
Parabéns. Li suas trÊs últimas matérias.
Não sabia que a Folha de Sp era popular na mão dos nossos idolatrados políticos. Um dado interessante, mas que infelizmente não traz nada de bom por parte deles, políticos.

Sobre a rodada de Páscoa do futebol paulista principalmente, faço a mesma observação do José Trajano do canal ESPN.
Só goleadas, apenas o Palmeiras que obteve uma goleada maior com 2x0, aliás é o virtual campeão Paulista sem dúvidas.
Porém é preciso esperar para ver se realmente o real vai condizer la na frente!

Forte abraço!

Postar um comentário | Feed



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License